São Gaspar Bertoni - 1777 - 1853
Fundou a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo
"Estigmatinos".
Nascido em Verona (Itália), em 9 de outubro de 1777, viveu num tempo em que a cidade era disputada entre franceses e austríacos. O povo sofria a fome, feridos lotavam os hospitais, crianças sem escola, juventude desorientada, o próprio clero sofria.
Gaspar cresceu nesse ambiente, enfrentando também problemas familiares: morte da irmã, separação dos pais. Entrou no Seminário e ordenou-se sacerdote, com 23 anos de idade, em 20 de setembro de 1800. Ainda seminarista, dedicava-se ao cuidado dos doentes, ao trabalho com a juventude, sendo reconhecido como "Apóstolo dos jovens".
A pedido do Bispo, resgatou a dignidade do clero, e o Seminário tornou-se exemplo de ordem e disciplina. Colaborou na páróquia de San Fermo, como excelente pregador, o que lhe valeu o título de "Missionário Apostólico".
Mas, aos poucos, Deus o foi chamando para a fundação de uma Congregação religiosa, numa época em que as Congregações eram perseguidas e até suprimidas, consideradas grupos de rebeldia contra franceses e austríacos.
Inspirado em Santo Inácio de Loyola, ele, com alguns companheiros, iniciaram uma escola anexa à Igreja dos Estigmas, lembra as chagas ou estigmas de São Francisco de Assis. Aí nascia uma Ordem Religiosa que, após a morte de São Gaspar, recebeu o nome de: "Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo" os Estigmatinos.
Em reconhecimento à autoridade e ao apoio dos bispos, denominam-se: "Missionários Apostólicos em Auxílio aos Bispos". Padre Gaspar procurava fazer tudo segundo a vontade de Deus. Desde os 35 anos, enfrentou sérios problemas de saúde, suportou terríveis sofrimentos, sem nem mesmo uma queixa. Fez de suas enfermidades motivos de redenção e de louvor a Deus. Chamava-as "Escola de Deus", que ensina o perdão e a confiança nele.
Padre Gaspar morreu, com quase 76 anos, em 12 de junho de 1853 e foi canonizado por João Paulo II, em 1 de novembro de 1989. Celebra-se sua festa litúrgica dia 12 de junho.
Pensamentos de São Gaspar Bertoni
Pe. Gaspar Bertoni foi notável conselheiro, atendia os doentes, cuidava dos meninos pobres sem escola, dos seminaristas e até do próprio Clero... Dedicou a sua vida a realizar, em tudo, a vontade de Deus. Por isso, a Igreja o tem como Santo, e consequentemente ele é para nós, além de um modelo de vida, um intercessor no céu.
Mesmo preso ao leito, sofrendo com terríveis enfermidades, Pe. Gaspar atendia a todos para um aconselhamento. Por sua humildade, nunca dizia que aquela inspiração havia partido dele, mas que tinha lido em algum livro, ou ouvido de alguém.
Nós, na nossa vida, também precisamos de aconselhamento, precisamos ser atendidos quando estamos doentes, precisamos encontrar um ponto de apoio em um momento difícil. Precisamos, enfim, de ajuda, para vivermos na graça e na paz de Deus, e podermos também servir aos nossos irmãos.
Podemos aprender mais sobre o exemplo de vida de Pe. Gaspar, bem como sobre seus ensinamentos, nos livros existentes sobre ele, dentre os quais alguns se encontram disponíveis em nossa Biblioteca Eletrônica. Com base nesses livros, reunimos aqui alguns pensamentos.
ATITUDES:
|
Fazer a vontade de Deus
"Devemos desacostumar-nos de fazer a nossa própria vontade e tudo realizar como que movidos pela vontade de Deus, a fim de agradar-lhe e honrá-lo."
|
"Nossa alma será pura quando estiver desapegada dos afetos às coisas terrenas. Tornar-se-á mais pura ainda à medida em que se aproximar das coisas celestes, isto é, quanto mais unir-se a Deus."
|
Ensinar sem nada atribuir a si mesmo
"Os Ministros de Deus devem ensinar não só pela ciência, mas também pela experiência, e nada atribuir a si mesmos."
|
"O passado já foi. O futuro está por vir. Só o presente existe e está em nosso poder. Viver dia a dia, de manhã ao meio dia, do meio dia à noite, realizando tudo com o maior empenho. Talvez não nos será dado outro tempo para glorificar a Deus."
|
"Na escalada da perfeição, onde há verdadeira vocação divina, é preciso agarrar o convite no momento certo. "Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram." (Mt 4,20)"
|
"Deus não manda coisas impossíveis, mas, quando manda, aconselha que se faça o que se pode e se peça a Ele ajuda para fazer o que não se consegue com as próprias forças."
|
"Nas dificuldades, devemos procurar somente a Deus e nada mais, nem consolações, nem condescendência'."
|
"Jamais te antecipes ao Senhor; pelo contrário, deves segui-Lo, pois ele te ilumina e te sugerirá, mediante tua súplica, os meios para progredires e corresponderes a Ele."
|
"Deus não nos julgará segundo as máximas do mundo, nem segundo a opinião de alguns teólogos mais benignos, mas segundo o Evangelho."
|
Não faltar com a confiança em Deus
"Meus filhos, tomai muito cuidado com o que fazeis quando faltais com a confiança em Deus; porque muito mais o ofendeis com a desconfiança do que com o pecado."
|
"Pouquíssimos são os que compreendem o quanto Deus neles realizaria se Ele não encontrasse obstáculos aos seus desígnios."
|
"Se as nossas faltas pessoais fossem reveladas nos bairros e nas cidades, como revelamos as dos outros, veríamos o quanto as nossas são bem mais graves, principalmente depois de tantas graças e tantas luzes. Se estas graças fossem dadas aos outros, eles seriam santos."
|
CUIDADOS:
|
Cuidado com os "pequenos" pecados
"Os pequenos pecados são como os "pivetes" que entram pelas janelas para abrir as portas aos ladrões profissionais."
|
Cuidado com os prazeres do mundo
"Ai de vós, se começais a saborear os gostos do mundo, as riquezas, as honras, os prazeres. Seria sinal de que as delícias do céu vos desagradam. Quando os hebreus começaram a saborear os frutos da terra, o maná desapareceu."
|
"Tudo se resume em servir a Deus, custe o que custar. É necessário, pois, precaver-se das veleidades. A veleidade diferencia-se da vontade no seu efeito; a primeira começa a ceder diante das dificuldades, e faz a gente desencorajar; a segunda insiste, firma-se e se fortalece."
|
"Meus filhos, tomai muito cuidado com o orgulho, pois, enquanto os outros vícios se alimentam dos próprios vícios, o orgulho se nutre das principais virtudes, sobretudo as mais altas."
|
"Um propósito ineficaz é semelhante a um soldado ou a um caçador estampados numa pintura: nunca ferem ou matam, embora estejam sempre ameaçando."
|
"Devemos cuidar para não faltarmos nós a Nosso Senhor, que da Sua parte Ele não faltará conosco. Isto posto, se, de fato estivermos com Deus, o que poderá prejudicar ou impedir nossos trabalhos?"
|
RECOMENDAÇÕES:
|
"Para fazer o exame de consciência é necessário escolher um Santo da mesma vocação como exemplo. Tudo o que estiver faltando para imitar a perfeição dele é defeito."
|
"Para salvar-se é preciso fazer o que se faz nas tempestades:
|
"Quem almeja um recolhimento interior deve buscá-lo na modéstia interna, não distraindo-se com olhares, nem movimentando-se inconvenientemente."
|
REFLEXÕES:
|
"Um homem de oração nada mais faz do que acatar os acontecimentos, conforme Deus os encaminha, de acordo com a sua Providência. Não previne, nem precede; tudo nele está em ordem, tudo tranqüilo. Não é precipitado, nem apressado. Espera o tempo, as circunstâncias. Em tudo segue as pistas de Deus."
|
"Todos os bons princípios das grandes coisas devem começar pela humildade, porquanto só se formos humildes Deus se servirá de nós para fazer grandes coisas para a sua glória".
|
"A palavra de Deus na Bíblia deve ser a regra do nosso pensamento, da nossa ação, se quisermos conhecer a verdade, chegar à salvação; não as filosofias estranhas, que sempre variam e que se encontram esparsas nos perniciosos livros do nosso século".
|
"O sofrimento é um invejável quinhão que Deus reserva aos seus queridos. Não é petisco para todos."
|
"As tentações costumam voltar quando já caímos uma vez; isto porque Deus quer nos dar a oportunidade de conseguir o mérito que perdemos na primeira vez."
|
Oração a São Gaspar Bertoni
São Gaspar Bertoni,
que vivestes numa consagração generosa a Deus,
fazendo sempre Sua vontade
através do serviço ao povo,
à juventude e ao clero,
intercedei por nós junto ao Senhor.
Através da escola do sofrimento
soubestes imitar a Cristo,
que sofreu, morreu e ressuscitou por nós.
Pedi a Nosso Senhor
para que também nós saibamos nos doar aos irmãos,
unindo nossos esforços e sofrimentos
na oferta generosa
para implantarmos o amor e a justiça
na nossa família, na comunidade e na sociedade.
Alcançai-nos de Deus a graça ...
e, especialmente, a de atingirmos o objetivo
de nossa caminhada com Cristo.
Amém.