Santa Fara Abadessa - 7 de dezembro
JACAREÍ, 11 DE AGOSTO DE 2013 - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA E SANTA FARA
(Maria Santíssima): “Meus amados filhos, hoje, Eu, a vossa Mãe Amorosa, venho novamente chamar-vos a serdes Minhas pedras preciosas: de amor, de virtude e de santidade para a maior glória de Deus. Desejo que sejais como o âmber, sim, o âmber que com a sua beleza encanta a todos aqueles que o veem, que a vossa santidade seja bela, formosa e atraente como a beleza do âmber, para que então, todos, vendo-vos venham a Mim.
Sede belos como o âmber, o âmbar, tendo as vossas almas a beleza de todas as virtudes que Eu tanto amo: a Humildade, o Amor, a Pureza, a Inocência, a Caridade Divina, a Fortaleza, a Esperança, a Paciência, a Longanimidade, a Magnanimidade, de modo que a vossa beleza encante o coração de todas as almas que vivem neste mundo enfeado pelo pecado e elas próprias enfeadas já pelo pecado cometido e habitualmente recometido, para que então, as almas vendo a beleza da vossa alma cheias de virtudes também queiram sair da feiura do pecado e venham para junto de vós, para conhecer a Deus, conhecer o Seu Amor, conhecer o Meu Amor materno e assim, pela amizade Conosco, pela união perfeita das Suas almas Conosco, elas também, possam sair da feiura do pecado e adquirir a beleza do âmbar, para que então Deus olhe para elas com agrado e com amor e as reconheça como Suas pedras preciosas, parte do Seu tesouro que Ele ama com todo o Seu Coração.
Sede belos como o âmbar, o âmber, para que então as vossas almas não tendo nenhuma semelhança com Satanás pelo pecado, as vossas almas possam irradiar a própria beleza de Deus, a Minha própria beleza que é tão grande e que a todo o momento procura refletir-se em vós e por meio de vós para que todos o Meus filhos, Me reconheçam, Me amem e venham a Mim.
Vede como o cachorrinho, reconhece a Sua Mãe pelo cheiro, como o gatinho reconhece a sua mãe pelo seu odor, pelo seu cheiro. Assim também os Meus filhos me reconhecerão pelo Meu perfume pela Minha beleza presente em vós, se vós tiverdes as Minhas Virtudes que Eu tanto desejo nas vossas almas, sobretudo, a Virtude do Amor, acima de tudo da bondade, da Inocência, que tanto vos assemelha a Mim.
Se vós tiverdes a Minha beleza em vós, se vós tiverdes o perfume da Minha presença em vós, se fordes belos com o âmber, o âmbar, então, os Meus filhos que estão perdidos neste mundo Me encontrarão em vós e virão a Mim e Comigo se unirão e receberão a Minha Paz, as Minhas bênçãos, as Minhas graças de amor que os conduzirão seguramente até o Céu.
Eu desejo que cada um de vós se converta verdadeiramente, não há mais tempo a perder Meus filhos, o tempo é implacável e os dias agora por obra e desejo do Senhor estão correndo mais depressa do que antes e isto vos indica que o vosso tempo está se esgotando mais depressa do que antes, a Hora da Misericórdia passa e já chega a Hora da Justiça. Se vós não vos converterdes, se não mudardes a vossa vida, se não renunciardes de uma vez por todas ao pecado em breve a Justiça Divina vai surpreender-vos com um terrível Castigo, e Eu não poderei fazer nada por vós, porque o tempo da misericórdia, das graças todas á disposição para a vossa salvação é agora.
Naquela hora, na Hora da Justiça, Eu, serei Juíza com Jesus e terei que executar a sentença que o Meu filho decretar sobre vós, por isso agora que sou vossa Mãe, agora que Sou vossa Amiga e que estou convosco com todas as graças á vossa disposição, vinde a Mim, não tardeis mais, pedi-Me toda e qualquer graça que necessitardes e eu vo-la darei, mas colocai as Minhas Aparições em primeiro lugar na vossa vida, colocai as Minhas Mensagens em primeiro lugar na vossa vida, para que Deus vos olhe com amor e Misericórdia e Me dê a permissão de ajudar-vos com as graças que necessitais. Se colocardes as Minhas Aparições em primeiro lugar nas vossas vidas, Eu também vos colocarei em primeiro lugar no Meu Coração e vos socorrerei com as Minhas Graças.
Convertei-vos sem demora, porque o tempo se esgota e já não há mais tempo para brincardes com a vossa salvação. Levai a sério tudo o que vos digo, porque Eu não quero ver-vos sofrendo, por isso venho, antes do Castigo para com as Minhas Mensagens levar-vos pelo caminho da salvação, a fim de vós não venhais a sofre no futuro. Eu sofro pelo que vem para vós, sofro com os vossos sofrimentos, por isso, Meus filhos, vos peço: Convertei-vos sem demora, para que vós não venhais a sofrer no futuro e não sejais lançados depois do grande castigo, no fogo eterno que ninguém poderá apagar jamais!
Eu, estou tentando salvar-vos com as Minhas Aparições, Mensagens, Minhas Lacrimações até de Sangue, com todas as Minhas Graças, estou tentado salvar-vos do Castigo, não frustreis mais os meus esforços, não anuleis mais o esforço extremoso da mãe de Deus que quer salvar-vos e reconduzir-vos a todos ao Senhor pela estrada da conversão e da paz. Mas antes colaborai Comigo, ajudai-Me, ajudai os Meus esforços, ajudai a Minha graça a triunfar em vós, ajudai o Meu Amor a triunfar na vossa vida e na vida de tantos filhos Meus.
Rezai com o coração, segui o exemplo do Meu filhinho Marcos, que foi educado por Mim mesma e que sabe rezar tão bem com o coração. Rezai com o coração, porque a oração com o coração é a fonte da alegria, da graça, da paz na alma, ela é o escudo poderosíssimo que Satanás não poderá ultrapassar, não pode vencer e que mantém a alma protegida, quer da tibieza, quer da aridez espiritual, da sensualidade e das tentações carnais. A alma que reza com o coração jamais perderá o Espírito de Deus, jamais perderá a presença do Espírito Santo nela, jamais perderá a união com deus e viverá mesmo no meio de tentações e provações, viverá na mais completa paz e alegria do coração.
A todos vós Eu abençoo e nunca vos esqueçais Meus filhos, que Eu vos escolhi um por um para estardes Aqui, nenhum de vós conheceu Minhas Aparições por acaso, nem veio Aqui por acaso, mas Eu vos amei, vos escolhi antes que vós Me amasseis, Eu vos predestinei a serdes Santos, vos predestinei ao Céu, não percais a graça que vos dei, não frustreis a eleição que fiz de vós para serdes os Meus filhos amados que vão cantar Comigo os louvores do Senhor por toda a eternidade do Céu.
Rezai o Santo Rosário meditado que o meu filhinho Marcos fez para vocês, todos eles que são os Rosários mais belos, que mais Me agradam, que mais alegram o Meu coração, que mais Me encantam, Me arrebatam e me prendem a vós.
Rezai também todas as orações que Eu vos dei Aqui, pois por meio delas Eu vivo em vós e vós viveis em mim.
A todos abençoo com amor de Knock, de Vicenza, de Genova e de Jacareí.
A paz Meus filhos amados, a paz a ti Marcos, o mais obediente e esforçado dos Meus filhos.”
(Marcos): “Bela Princesa do Céu, quem sois vós? Não, não sabia nem que a Senhora existia! Sim. Sim.
MENSAGEM DE SANTA FARA
(Santa Fara): “Amados irmãos Meus, Eu, Fara, Serva do Senhor, Serva da Mãe de Deus, venho hoje para dar-vos a Minha primeira Mensagem e abençoar-vos juntamente com a Senhora, Mãe de Deus, Mãe vossa, Minha Rainha e Mãe.
Sede ardósias de amor do Senhor e da Mãe de Deus, dando a Eles cada vez mais a beleza de um amor puro, sem misturas de interesses humanos, dando a Deus e à Virgem Mãe o vosso amor sempre mais abrasado, sempre mais incandescente, sempre mais ardente e cheio da pura intenção de amá-Los, servi-Los e agradá-Los porque Eles são amáveis de modo que o vosso amor sem mistura de nenhuma impureza glorifique o Senhor, glorifique a Mãe de Deus e vos torne cada vez mais, belos aos Seus Olhos, como ardósias muito, muito mais preciosa para Eles.
Sede ardósias de amor, dando tudo por tudo, vida por vida, amor por amor e coração por coração. Já que o Senhor Jesus, vos deu toda a vida Dele, todo o Seu Corpo, Sangue, vos deu todo o Seu Coração, vivendo e sofrendo apenas para vos salvar e assim como Ele também, a Sua e Nossa Mãe Santíssima, Ela viveu só para vos amar, dando-vos tudo, Corpo, Alma, Coração, Lágrimas e Sangue, para que vós pudésseis ser salvos. Dai então, tudo por tudo, vida por vida, coração por coração, não sejais mesquinhos e egoístas, conservando a vossa vida só para vós, porque o Senhor disse: Que quem conservar a sua vida para si mesmo, vai perdê-la, mas quem entregar a sua vida a Ele, vai encontrá-la. Então, dai a Deus todo o vosso coração, assim como Ele já vos deu todo o Coração Dele, dai à Mãe de Deus todo o vosso coração, como Ela já vos deu todo o Coração Dela. Colocai as Aparições Deles Aqui em primeiro lugar na vossa vida e Eles também vos colocarão em primeiro lugar, dando-vos as graças que suplicais. Amai o Senhor e a Mãe de Deus com todo o vosso coração e Eles também vos amarão com todo o Coração e vos darão todo o amor Deles a vós.
Sede ardósias de amor, procurando cada dia mais morrer para vós mesmos, ou seja, renunciar aos desejos pecaminosos e desordenados do vosso coração, renunciando à vossa vontade rebelde e vaidosa, que sempre se recusa a obedecer a Vontade de Deus, enquanto que, ao mundo a vossa vontade se entrega e obedece sem demora e para conseguir os vossos objetivos mesquinhos e egoístas a vossa vontade: se entrega, se esmera e não mede esforços e sacrifícios para obter o que desejais. Renunciai a esta rebeldia e dai o vosso coração todo a Deus e à Mãe de Deus, renunciando a vós mesmos para cumprir a vontade Deles e não a vossa, sobre todas as coisas.
Sede ardósias de amor, procurando viver uma vida verdadeiramente mística, de oração, de amor, de contemplação, de meditação, de penitência como Eu mesma vivi, para que vós sejais ardósias de perfeito amor por Deus como Eu fui. Eu, não Me detive no cumprimento da vontade de Deus um instante sequer e mesmo quando o Meu pai foi contra a Minha vocação de tornar-Me Monja e Me entregar totalmente a Jesus e a Maria, Eu não titubeei, preferi perder o amor dele que perder o do Meu amado Jesus e o da Minha Mãe Celeste, Eu não magoei ao Esposo da Minha alma e à Mãe do Meu Esposo, mas antes, Os coloquei em primeiro lugar e fui fiel a Eles de todo o Meu Coração. Colocai também o amor de Deus em primeiro lugar na vossa vida, o amor da Mãe de Deus em primeiro lugar e renunciai a esta vaidade perniciosa, que tantas vezes vos levou a preferir perder o amor Deles do que perder a estima das criaturas deste mundo.
Eu, Fara, estarei ao vosso lado, para ajudar-vos a conseguir todas essas Virtudes e a chegardes a ser verdadeiros Santos e perfeitas ardósias de amor por Deus. Como vos amo! Como vos quero! Habito Aqui neste lugar desde que Ele foi escolhido pela Mãe de Deus e se tornou o Seu Santuário, escuto as vossas orações, uno-as com as Minhas e apresento juntamente com os Meus merecimentos a Deus para alcançar para vós todas as graças que Aqui vós vindes pedir.
Estou convosco, alegro-Me por ouvir as vossas orações e poder apresentá-Las a Deus, mas Me alegro bem mais com aquelas almas que pedem em primeiro lugar o Espírito Santo, Seus Dons, Suas graças de Amor para que serem Santos. Sim, alegro-Me mais com estas Orações, com estas pessoas e estou sempre ao lado daqueles que colocam As Aparições dos Sagrados Corações Aqui, em primeiro lugar em suas vidas e que vivem por Elas e que tudo fazem por cumprir aquilo que as Mensagens dos Sagrados Corações vos pedem.
Eu, Fara, detenho sempre longe de vós os demônios e sempre os impeço de fazer mal a vós e de molestar as vossas almas. Nos momentos de tentação, nos momentos de sofrimento também, chamai por Mim e Eu virei imediatamente confortar-vos e proteger-vos. Oh, como Eu vos amo! Como desejo apertar-vos contra o Meu peito para vos fazer sentir quanto amor Eu tenho por vós. Aos Meus olhos todos vós sois como pedras preciosas, as quais amo e estimo com todo o Meu coração. Vinde a Mim, entregai-vos em Meus braços e Eu vos ensinarei a perfeição da alma, aquilo que agrada a Deus e como adquirir a Divina Sabedoria nos vossos corações para serdes aos olhos do Senhor e da Mãe de Deus, verdadeiros sábios, verdadeiros santos.
A todos vós Minhas pequenas ardósias de amor, Eu abençoo agora generosamente e a todos cubro com o Meu Manto, especialmente também a ti Marcos, o mais ardente dos amigos dos Santos e o mais obediente dos filhos da Mãe de Deus.”
(Marcos): “Até breve querida amiga Santa Fara. Até breve querida Mãe.”
Nasceu na aldeia de Pipimisicum (atual Poincy, próximo de Meaux), provavelmente no ano de 595. Era filha do conde Cagnerico e de Leodegonda, e teve dois irmãos santos: São Cagnoaldo, monge em Luxeuil, e São Faro, Bispo de Meaux. Seu pai possuía terras em Champigny. Seu nome, Fara ou Bara, significa “baronesa”, e Burgundofara é “baronesa de Borgonha”. Não sabemos se seria um título e se possuía outro nome.
Quando Fara era menina, São Columbano, o apóstolo da Irlanda, exilado em Luxeuil e hóspede na casa dos pais de Fara, indicou a ela a vida de consagração a Deus. O Santo gostava muito da menina e reconheceu nela grandes virtudes, tendo-lhe ensinado a amar a Cristo, a rezar e a fazer caridade aos pobres. Fara também tinha muito afeto pelo Santo, sobretudo depois do milagre feito por ele: São Columbano fez as espigas de trigo amadurecerem antes do tempo da colheita.
Fara desejava ser religiosa, mas seu pai tinha outros planos: um casamento com um nobre da corte do Rei Teodeberto II.
A jovem então adoeceu e ficou em um tal estado, que Santo Eustácio, sucessor de São Columbano na direção do mosteiro de Luxeuil, e diretor espiritual da jovem, teve que intervir e revelou a Cagnerico que se a deixasse livre para se consagrar a Deus ela ficaria curada. O pai aquiesceu e a jovem recobrou a saúde.
O pai não manteve sua promessa e percebendo que começavam a preparar um casamento para ela, abandonou a casa paterna e se refugiou, com uma amiga fiel, perto da igreja de São Pedro. Descoberta, rogaram-lhe que voltasse para casa, chegando a ameaçá-la de morte. Ela porém não desistiu da decisão tomada. Informado do que estava acontecendo, Santo Eustácio novamente interveio e, após admoestar severamente Cagnerico, convenceu-o definitivamente a deixar Fara seguir sua vocação.
O Bispo Gondoaldo de Meaux impôs-lhe o véu no ano 614. Em 620, tendo recebido de herança do pai um terreno entre dois rios, Fara fundou o seu próprio mosteiro, dedicado a Santa Maria, a São Pedro e a São Paulo. O Mosteiro de Evoriacum, famoso por seus “queijos Brie”, tomou o nome de Faremoutiers, ou seja, “mosteiro de Fara”, no século VIII, quando Fara já era venerada como santa.
Erguido junto a uma igreja consagrada a Virgem e aos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o mosteiro tornou-se logo o centro de uma fervorosa vida espiritual. Inicialmente foi adotada a regra de São Columbano, posteriormente a da Ordem beneditina.
Gravura medieval:abadessa e monja
A fama da santidade de Fara rapidamente espalhou-se pela França e chegou à Inglaterra, onde muitas princesas pediram para se colocar sob a direção dela. Entre estas estão Santas Sisetrude, Gibitrude, Hercantrude.
A princesa inglesa Sedrido sucedeu-a como abadessa.
A Abadia de Faremoutiers tornou-se uma escola de santidade onde milagres e maravilhas eram comuns. Frequentemente por ocasião do falecimento de monjas coros angélicos podiam ser ouvidos por todo o convento, enquanto as almas das defuntas eram levadas para o Paraiso.
As curas espirituais e físicas eram numerosas.
Jonatas de Faremoutiers conta alguns casos que se não são reais falam bastante de Fara: umas monjas, enfastiadas da vida religiosa, tentaram fugir de noite; quando estavam escapando, um globo de fogo desceu do céu e incendiou o mosteiro. Surpreendidas, Fara castigou as fugitivas no cárcere monástico. Em outra ocasião, Fara viu um enorme porco junto a uma monja no refeitório e lhe foi revelado que esta pecava de gula, chegando a roubar alimentos da dispensa.
Fara morreu por volta de 675 e o seu corpo foi sepultado perto do altar, estando presente seu irmão São Faro. Algumas dezenas de anos depois, Maiolo, abade do mosteiro da Santa Cruz de Meaux, removeu as relíquias da terra expondo-as à veneração pública.
Em Faremoutiers a memória de Santa Fara é celebrada no dia 7 de dezembro. Ela é invocada especialmente contra as doenças dos olhos.
Em 1617, ocorreu um milagre documentado, com testemunhos e dados médicos. Uma monja, filha do Tesoureiro Financeiro de Paris, perdeu a visão. Médicos importantes a visitaram, porém nada puderam fazer, a não ser matar os nervos óticos para evitar as dores.
No dia 7 de dezembro de 1622, festa de Santa Fara, a monja passou três vezes sobre seus olhos a relíquia da santa exposta à veneração dos fieis e imediatamente começou a ver.
Santa Fara é padroeira das cidades de Aveluy, Cinisi e Providenzza. Suas relíquias estão principalmente em Faremoutiers e em Champeaux.
Foto atual da Abadia Faremoutiers