segunda-feira, 19 de agosto de 2024

19 de agosto - Dia de São João Eudes

São João Eudes-1601-1680
Fundou a Congregação de Jesus e Maria e a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor
"Irmãs do Bom Pastor"

Invocações à Virgem Maria, de São João Eudes

São João Eudes recomendava que esta oração fosse rezada pela conversão dos pecadores e junto aos enfermos. Nossa Senhora prometeu a São João Eudes que os fiéis que devotamente a recitarem, se estiverem em estado de graça crescerão em devoção a cada louvor. Quanto aos pecadores, mesmo obstinados no seu pecado, é muito salutar excitá-los a rezar esta oração, ou pelo menos a aceitar que outras pessoas a rezem por eles. É um poderosíssimo meio de conversão e santificação.


Ave Maria, Filha de Deus Pai.
Ave Maria, Mãe de Deus Filho.
Ave Maria, Esposa do Espírito Santo.
Ave Maria, templo de toda a Divindade.
Ave Maria, alvíssimo lírio da Trindade, fulgurante e sempre sereno.
Ave Maria, rosa resplandecente de celestial amenidade.
Ave Maria, Virgem das Virgens, Virgem fiel, de quem quis nascer e de cujo leite quis se amamentar o Rei dos Céus.
Ave Maria, Rainha dos Mártires, cuja alma foi transpassada pelo gládio da dor.
Ave Maria, Senhora do Mundo, a quem foi dado todo poder no Céu e na Terra.
Ave Maria, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha caríssima.
Ave Maria, Mãe amável.
Ave Maria, Mãe admirável.
Ave Maria, Mãe de misericórdia.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
E bendito é o vosso Esposo, São José.
E bendito é o vosso Pai, São Joaquim.
E bendita é a vossa Mãe, Sant’Ana.
E bendito é São João, a quem fostes confiada ao pé da Cruz.
E bendito é o vosso Anjo, São Gabriel.
E bendito é o Eterno Padre que Vos escolheu.
E bendito é o vosso Filho que Vos amou.
E bendito é o Espírito Santo que Vos esposou.
E benditos são eternamente os que Vos bendizem e creem em Vós.


Apoiado em bases teológicas e estreitos vínculos místicos com Cristo e Maria, esteve na vanguarda da devoção a seus dois amáveis Corações como um só, em unidade de espírito, de sentimento e afeição.

Paris viveu dias de apogeu durante o reinado de ­Luís XIV. Convergia naquele então para a França, num ininterrupto desfile cujo palco principal era o Palácio de Versailles, toda espécie de manifestações do poderio francês no campo das artes, das ciências, das letras e das conquistas militares, compondo uma página notável nos anais desta nação.

Entretanto, ao lado de tantos triunfos avançava silenciosamente uma grave crise religiosa, própria a desviar os espíritos do cumprimento dos preceitos cristãos e atraí-los para ideais cada vez mais distantes dos pregados pelo Divino Redentor. Era a diminuição de fervor que, no século seguinte, acabaria determinando os trágicos episódios da Revolução Francesa.

No seio da deslumbrante Cidade Luz, onde tudo era charme, brilho e requinte, nem todos se mostravam indiferentes a esta realidade mais profunda. Movidos pela graça, muitos homens de valor e influência, aos quais coube um papel decisivo no desenrolar dos fatos da época, aperceberam-se da gravidade do momento e se dedicaram com ardor à luta por um elevado objetivo: colocar Deus no centro daquela sociedade, como o verdadeiro Senhor das almas.

Irmanados por estes anseios eles formaram, sob o impulso de certo sacerdote chamado Pedro de Bérulle, um numeroso grupo de eclesiásticos provenientes de várias regiões do país, empenhados todos em progredir nas vias da santidade. A lista dos integrantes deste círculo é extensa, mas podemos enumerar aqui alguns de seus expoentes: São Francisco de Sales, São Vicente de Paulo, Carlos de Condren, João Tiago Olier e aquele que é celebrado pela Igreja a 19 de agosto: São João Eudes.

Membro eminente da escola francesa de espiritualidade

Era na residência de madame Bárbara Acarie que se realizavam os encontros do grupo. Digna representante das melhores tradições e qualidades da nobreza parisiense, ela abria as portas de sua mansão a cada semana para receber os clérigos, vários membros da aristocracia e leigos desejosos de um maior aprofundamento em temas católicos, sobretudo teológicos, bem como de uma entrega mais profunda à oração e à meditação.


O Cardeal Pedro de Bérulle, por Philippe de Champaigne; São Francisco de
Sales – Santa Gruta de Manresa (Espanha); São Vicente de Paulo – Igreja
de São Vicente, Cracóvia (Polônia)


Na deslumbrante Cidade Luz, nem todos se mostravam
indiferentes a esta realidade


Neste ambiente marcado pelo ardor religioso formou-se um corpo de elite, hoje conhecido como a escola francesa de espiritualidade. Curiosamente, muitos dos que ali marcavam presença pertenciam a diversas congregações religiosas e possuíam formação heterogênea. Essas diferenças, porém, eram superadas pela caridade de todos e constituíam, inclusive, um fator de enriquecimento.

O padre João Eudes era um sacerdote vindo da Normandia ainda nos anos da juventude para integrar a Congregação do Oratório, recém-fundada por Bérulle. Dedicado pregador de missões populares, ele também se distinguia naquele círculo por uma palavra fácil e penetrante, por seu conhecimento doutrinário profundo e por traços místicos que o uniam com vínculos estreitos a Cristo e à sua Mãe Santíssima.

As multidões por ele convertidas testemunhavam o calor de sua pregação. E quando falava ao seleto conjunto do Palacete Acarie, repetia com a mesma força persuasiva admoestações como esta: “Tudo quanto se relaciona com a ­divindade de Jesus, com sua santa humanidade, com os estados e mistérios de sua vida maravilhosa, no tempo e na eternidade, se reveste de um caráter de grandeza e de uma dignidade infinita, que sobrepujam nossa compreensão humanamente limitada […]. O Juízo Universal que o Filho de Deus pronunciará no fim dos tempos não terá outro fim senão o de tributar, mediante a tremenda justiça de Nosso Senhor, uma suprema homenagem a todos os seus mistérios, proclamando, perante toda a humanidade, quanto esta fez ou omitiu na meditação e amor aos mistérios de Cristo, ao longo de todos os séculos e em todos os lugares do universo”.1

Escolhido para o serviço da Igreja

Nascido em 14 de novembro de 1601 no vilarejo de Ri, próximo a Argentan, João Eudes foi uma resposta da Providência às súplicas de seus pais. Acabrunhados pela perspectiva de não terem filhos, peregrinaram a um santuário mariano para implorar esta graça e ali consagraram de antemão a Nossa Senhora o fruto de sua união. Em pouco tempo nascia-lhes o menino, que apressaram em conduzir à fonte batismal.



Os resultados de sua pregação
podiam ser medidos pela
afluência do público

Pregação de São João Eudes
– Catedral de São José, San José
(Estados Unidos)


A família pôde comprovar, logo nos anos da infância, como o oferecimento fora de fato aceito: percebia-se a olhos vistos a vocação religiosa da criança. Ainda pequeno não poupava esforços para comungar com assiduidade, contrariando a tendência jansenista então reinante, como ele mesmo o atesta: “Estando numa paróquia onde muito poucas pessoas comungavam fora da Páscoa, comecei por volta dos 12 anos a conhecer a Deus, por uma graça especial de sua divina bondade, e a comungar todos os meses, após ter feito uma Confissão geral. Foi na festa de Pentecostes que Ele me concedeu a graça de fazer a Primeira Comunhão. […] Pouco tempo depois, Ele me deu também a graça de Lhe consagrar meu corpo pelo voto de castidade”.2

Inscrito por seu pai no colégio jesuíta de Caen, revelou-se ali um aluno de raras qualidades – “o devoto Eudes”,3 como gostavam de ­chamá-lo. Estudou depois teologia com máximo proveito na universidade desta mesma cidade normanda. Aos 19 anos ouviu em seu interior o chamado à vida eclesiástica, e recebeu do Bispo diocesano a tonsura e as ordens menores.
Sua vocação, todavia, estava por florescer. Foi no contato com os membros do recém-fundado Oratório de Bérulle que João Eudes sentiu-se interpelado pela graça a dar um passo decisivo: tomar parte naquela nova família espiritual, dedicada a honrar o mistério do sacerdócio de Jesus Cristo. Impressionado pelo exemplo de vida dos clérigos que a integravam, ele se apresentou às portas do convento para pedir admissão e “seu pedido foi favoravelmente acolhido pelo superior da comunidade de Caen, o padre Aquiles de Harlay-Sancy, que escreveu de imediato ao padre Bérulle”.4

Vocação missionária

Com passo resoluto este jovem de 22 anos ingressa na Congregação do Oratório, de onde é enviado pouco depois para o noviciado de ­Paris. Sua ordenação sacerdotal teria lugar apenas dois anos mais tarde; contudo, já no mês seguinte ele realizaria a primeira missão.

Ouçamo-lo narrar as razões que o levaram a abraçar desde cedo esta causa, que seria a de toda a sua vida: “Algo deplorável até às lágrimas de sangue é ver que, dentre o tão grande número de homens que povoam a Terra, que foram batizados e, em consequência, admitidos na condição de filhos de Deus, membros de Jesus Cristo e templos vivos do Espírito Santo, portanto obrigados a levar uma vida conforme a estas divinas qualidades, muito mais numerosos são os que vivem como animais, como pagãos e até mesmo como demônios; quase não há quem se comporte como verdadeiro cristão”.

Os períodos transcorridos na glamorosa capital contrastavam com o árduo exercício do ministério nas regiões onde a população católica vivia abandonada. Por isso, São João Eudes exclamava com justa indignação: “Que fazem em Paris tantos doutores e tantos bacharéis, enquanto as almas perecem aos milhares por falta de quem lhes estenda a mão para tirá-las da perdição e preservá-las do fogo eterno? Decerto, creia-me, eu iria a Paris gritar na Sorbonne e nas outras faculdades: ‘Fogo! Fogo! O fogo do inferno incendeia todo o universo! Vinde, senhores doutores, vinde, senhores bacharéis, vinde, senhores padres, vinde todos, senhores eclesiásticos, vinde ajudar a apagá-lo!'”.

Todas as criaturas existentes na
Terra experimentam os efeitos
da bondade deste Coração

Vitral da Igreja de São Pedro,
Dourdain (França)

Os resultados de sua pregação podiam ser medidos pela afluência do público, que não raras vezes acorria aos milhares às praças das catedrais. Os números correspondiam não somente à assistência, ­como também ao de Sacramentos administrados: “É de partir o coração de piedade ver um grande número desta pobre gente vinda de três ou quatro lugares, apesar dos maus caminhos, pedir, entre lágrimas, para ser atendida em Confissão, e que permanece de seis a oito dias sem poder ser atendida, dormindo à noite nos pórticos e nos mercados, qualquer que seja o tempo”.

Calcula-se que nas longas décadas dedicadas a esta forma específica de apostolado, São João Eudes organizou cerca de 110 missões, que duravam normalmente vários meses e abrangiam vastos territórios. Nem sequer o rei Luís XIV e a rainha Ana d’Áustria deixaram de ser beneficiados por seus ensinamentos, pois o Santo realizou uma concorrida pregação em Versailles, na qual recriminou com termos severos a má conduta dos soberanos. Reconhecendo-se merecedores daquelas palavras, ambos passaram a dedicar-lhe uma alta estima e a favorecê-lo sempre que se apresentava alguma ocasião.

Aurora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Nesse contexto de fecunda atividade pastoral, verificou São João Eudes os estragos feitos pela heresia jansenista, então em plena expansão. Os adeptos desta corrente nefasta, que fingiam possuir uma elevada espiritualidade, levavam as pessoas a duvidar da misericórdia de Deus, na errada crença de estarem excluídos do número dos eleitos. Assim, incontáveis católicos abandonavam a prática da Fé, por desespero da salvação.

Firmemente convencido do contrário, logo se pôs ele a campo para reverter este quadro. Sua atuação missionária tinha o claro propósito de aproximar do amor divino as almas arrependidas e infundir-lhes a certeza de nunca serem abandonadas por Deus, mesmo carregadas de graves culpas. Fiel a um chamado interior que o movia a pregar esta bondade, o santo sacerdote não tardou em relacionar a caridade infinita de Cristo com o seu Coração humano-divino, órgão no qual habita toda a plenitude da divindade.

Com efeito, “São João Eudes é o primeiro teólogo que tratou do objeto próprio da devoção ao Coração de Jesus”, afirma Lebrun.8 Transbordante de entusiasmo, proclama o Santo: “O Coração augusto de Jesus é uma Fornalha de Amor que espalha seu fogo e suas chamas por todos os lados, no Céu, na Terra e em todo o universo. […] Todas as criaturas existentes na Terra, mesmo as insensíveis, inanimadas e irracionais, experimentam os incríveis efeitos da bondade deste magnífico Coração”.

E para fixar na mente dos fiéis esta doutrina, ele compôs uma Missa e Ofício em honra ao Sagrado Coração de Jesus, cujos textos atestam até hoje a unção, a piedade e a ­pureza de doutrina de seu autor. Graças a São João Eudes, o Divino Coração foi honrado oficialmente pela primeira vez na História da Igreja, o que lhe valeu o título de “autor do culto litúrgico aos Sagrados Corações de Jesus e Maria”,10 outorgado por Leão XIII, e o de “pai, doutor e apóstolo”11 deste mesmo culto, conferido por São Pio X ao beatificá-lo. Quando as revelações a Santa Margarida Maria Alacoque ocorreram em Paray-le-Monial, no ano de 1675, havia já um povo preparado para corresponder ao seu apelo de amor.

O Coração de Jesus e Maria

A um passo tão ousado, logo se seguiram duras reprovações por parte daqueles que não queriam reconhecer neste culto o sopro do Espírito Santo. Sem titubear, o Santo lhes deu uma réplica sagaz: “Se esta devoção é objetada pela novidade, eu responderei que a novidade é muito perniciosa nas coisas da Fé, mas muito boa nas coisas da piedade”.



“Nosso propósito foi sempre de
contemplar e honrar estes dois
amáveis Corações como um
mesmo Coração”

Retrato do Santo disponibilizado
pelos eudistas em sua página web


Convicto de que esta nova devoção tinha sua origem num desígnio providencial, São João Eudes mostrou, por argumentos teológicos, que o Coração de Jesus e o de Maria não têm diferenças entre si, mas constituem, pela união existente entre ambos, um só e mesmo Coração. “Jamais tivemos, no entanto, a intenção de separar duas coisas que Deus uniu tão estreitamente, como são o Coração augustíssimo do Filho de Deus e o de sua Bem-Aventurada Mãe: pelo contrário, nosso propósito foi sempre, desde os primórdios de nossa congregação, de contemplar e honrar estes dois amáveis Corações como um mesmo Coração, em unidade de espírito, de sentimento e de afeição, como está manifestamente expresso na saudação que fazemos todos os dias ao Divino Coração de Jesus e Maria, bem como na oração e em várias partes do Ofício e da Missa que celebramos na festa do Sagrado Coração de Maria Virgem”.

Duas novas congregações para a Igreja

Seus 78 anos de vida foram uma constante lição de perseverança, sem esmorecer na luta contra os inimigos da Igreja ávidos de arrebatar as ovelhas do redil de Cristo; uma doação de si até o último alento, pelo bem das almas. Sinal de ser esta entrega uma oferenda grata a Deus foi a missão realizada na idade de 70 anos, na qual gozou de energias sobre-humanas: “Deus me deu tanta força nesta missão, que eu preguei quase todos os dias, durante doze semanas, a uma enorme assembleia reunida na catedral, com o mesmo vigor que possuía na idade de 30 anos. É por isto que tomei a resolução de empregar neste trabalho o resto de minha vida”.

O maior de todos os embates foi sua saída do Oratório – ao qual estava ligado por laços de profunda afeição -, a fim de fundar duas novas famílias religiosas para a Santa Igreja: a Congregação de Jesus e Maria, em 1643, voltada à formação do clero e a perpetuar as missões paroquiais; e o Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, em 1651, destinado a socorrer mulheres em situação de risco.

Deus lhe havia reservado também esta coroa: estabelecer uma descendência espiritual empenhada em glorificá-Lo segundo o carisma que norteou sua existência. Hoje, decorridos mais de três séculos da morte de São João Eudes, seus filhos e filhas fazem ecoar, através de meritórias obras de evangelização ao redor do mundo, um brado que ele repetia a todo instante e que resume o ideal que animou este gigante da Fé: “Viva Jesus e Maria!”. (Revista Arautos do Evangelho, Agosto/2015. n. 164, pp. 18 a 21)



João Eudes nasceu, em 14 de novembro de 1601, na pequena vila de Ri, próxima de Argentan, no norte da França. Era o primogênito de Isaac e Marta, que tiveram sete filhos. Cresceu num clima familiar profundamente religioso. 

Inicialmente, estudou no Colégio Real de "Dumont", em Caen, dos padres jesuítas. Nos intervalos das aulas, costumava ir à capela rezar, deixando as brincadeiras para o segundo plano. 

Na adolescência, por sua grande devoção a Maria, secretamente consagrou-se a ela. 

Depois, sentindo sua vocação religiosa, foi aconselhado a terminar os estudos antes de ordenar-se sacerdote.






Em 1623, com o consentimento dos pais, foi para Paris, onde ingressou na Congregação do Oratório, sendo recebido pelo próprio fundador, o cardeal Pedro de Bérulle. Dois anos depois, recebeu sua ordenação, dedicando-se integralmente à pregação entre o povo. Pleno do carisma dos oratorianos, centrados no amor a Cristo, e de sua especial devoção a Maria, passou ao ministério de pregação entre o povo. Visitou vilas e cidades de Ile de França, Bolonha, Bretanha e da sua própria região de origem, a Normandia. 

Nessa última, quando, em 1627, ocorreu a epidemia da peste, João percorreu quase todas, principalmente as vilas mais distantes e esquecidas. Como sensível pregador, levou a Palavra de Cristo, dando assistência aos doentes e suas famílias. Nunca temeu o contágio. Costumava dizer, em tom de brincadeira, que de sua pele até a peste tinha medo. Mas temia pela integridade daqueles que viviam à sua volta, que, ao seu contato, poderiam ser contagiados. 

Por isso não entrava em casa e à noite dormia dentro de um velho barril abandonado ao lado do paiol. Inconformado com o contexto social que evoluía perigosamente, no qual as elites dos intelectuais valorizavam a razão e desprezavam a fé, João Eudes, sabendo interpretar esses sinais dos tempos, fundou, em 1643, a Congregação de Jesus e Maria com um grupo de sacerdotes de Caen que se uniram a ele. A missão dos eudianos é a formação espiritual e doutrinal dos padres e seminaristas e a pregação evangélica inserida nas necessidades espirituais e materiais do povo. Além de difundir, por meio dessas missões, a devoção aos sagrados corações de Jesus e Maria. 
Seguindo esse pensamento, também fundou a Congregação Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, para atender às jovens que de desviavam pelos caminhos da vida e às crianças abandonadas. A Ordem deu origem, no século XIX, à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, conhecida como as Irmãs do Bom Pastor. 







Com os seus missionários, João dedicou-se à pregação de missões populares, num ritmo de trabalho simplesmente espantoso. As regiões atingidas pelo esforço dos seus missionários foram aquelas que mais resistiram ao vendaval anti-religioso da Revolução Francesa. 

Coube a João Eudes a glória de ter sido o precursor do culto da devoção dos sagrados corações de Jesus e de Maria. Para isso, ele próprio compôs missas e ofícios, festejando, pela primeira vez, com um culto litúrgico do Coração de Maria em 1648, e do Coração de Jesus em 1672. Hoje, essas venerações fazem parte do calendário da Igreja. 


Morreu em Caen, norte da França, no dia 19 de agosto de 1680, deixando uma obra escrita de grande valor teológico pela clareza e profundidade. Foi canonizado pelo papa Pio XII em 1925. A festa de são João Eudes comemora-se no dia de sua morte.

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DEFESA DAS APARIÇÕES DE JACAREI

DEFESA ÀS APARIÇÕES DE JACAREÍ


(FEITA POR UM PEREGRINO, AO CONTEMPLAR UM VÍDEO FALANDO MAL DAS MESMAS CITADAS ACIMA, E SOBRE A CARTINHA DO BISPO DA ÉPOCA, ALEGANDO QUE AS APARIÇÕES NÃO ERAM VERDADEIRAS)


NÃO SEI QUEM FEZ MAS PRA MIM ESSA PESSOA MERECIA UMA MEDALHA DE HONRA DE NOSSA SENHORA POR ESTA BELA DEFESA

"Quando você diz que devemos dar ouvidos ao que os padres dizem a respeito das aparições de Jacareí, corre em um ledo engano, pois, a “opinião pessoal” deles é que não pode ser elevado ao nível de “dogma de fé”. As cartas de Dom Nelson são muito citadas pelos que latem que estas Sagradas Aparições são falsas. Portanto, mister se faz alguns esclarecimentos. Há duas cartas oficiais onde este indigitado bispo trata da matéria “aparições”. Uma primeira, publicada em 1996, enquanto o mesmo ainda era bispo de São José dos Campos (diocese a qual pertence Jacareí). Nesta, não há menção alguma ao nome do Profeta Marcos Tadeu Teixeira, muito menos, excomunhão, há somente algumas orientações pastorais. A segunda, publicada em 2007 e republicada em 2011, realmente traz explicitamente o nome do Profeta Marcos Tadeu Teixeira, porém, nesta, a palavra “excomunhão” é sequer mencionada.

Ainda há um probleminha com esta segunda carta. O dito bispo (certamente pela providência de Nossa Senhora) foi transferido para a diocese de Santo André/SP em 2003, e, observem, a segunda carta publicada por ele ocorreu no ano de 2007, quando já havia deixado de ter jurisdição eclesiástica sobre a cidade de Jacareí. Portanto, o mesmo, ao editar esta carta, violou a jurisdição eclesiástica conferida a ele pela Igreja, e, ainda, violentou gravemente a autoridade de Dom Moacir, então, bispo da Diocese de São José dos Campos, que, se quisesse, poderia ter criado o maior caso com isso, pois Dom Nelson desrespeitou frontalmente e atropelou sua autoridade eclesiástica, uma verdadeira afronta. Então eu lhes pergunto, vocês ainda vão dar credibilidade a um documento irregular e eivado de vícios como esse?

Vale lembrar, que não é obrigatório seguir estas cartas circulares dos bispos. Não há heresia nem cisma nisso. Um católico somente pode ser acusado de cismático ou herege se atentar contra os Dogmas de Fé. Que eu saiba, carta circular de bispo não é Dogma de Fé. Como a primeira carta de Dom Nelson não condena as Aparições de Jacareí, e a segunda está irregular, pode-se dizer que não pesa condenação oficial e regular da Igreja sobre estas Santas Aparições. Além do mais, até o presente momento, Dom José Valmor, que atualmente tem jurisdição eclesiástica sobre Jacareí, não fez pronunciamento oficial sobre as mesmas. Documento oficial onde o Profeta Marcos foi excomungado, também é inexistente, portanto, qualquer informação que diga o contrário é fruto de pura “fofoca”.

Ressalto que em Jacareí, realmente, não damos tanta importância aos documentos do Vaticano. O que nós realmente valorizamos é a doutrina que nos foi transmitida pelos santos, como Santo Afonso, São Luiz, Santa Teresa, São João da Cruz, etc... Outro adendo que gostaria de acrescentar, diz respeito ao fato da obrigatoriedade ou não das Sagradas Mensagens Celestiais. A orientação predominante entre os teólogos católicos, de que não é obrigatório seguir as Aparições de Nossa Senhora, se funda em meras opiniões pessoais de alguns clérigos a respeito do assunto. Esta orientação não tem o caráter da infalibilidade papal e muito menos é um Dogma de Fé. Realmente, o catecismo atual traz algo nesse sentido, mas vale lembrar que o mesmo não recebeu o caráter da infalibilidade pelo Concílio Vaticano II. Bem ao contrário do Santo Catecismo do Concílio de Trento. Este sim, recebeu o caráter de infalível. Ocorre que nossa amada Igreja há muito se transviou de uma tradição bíblica milenar, através da qual o “Deus dos Exércitos” sempre manifestou sua vontade ao povo de Israel por meio de suas aparições aos profetas (mesmo fenômeno que ocorre com o, também, profeta Marcos Tadeu, pois os fenômenos miraculosos e de aparições que ocorrem naquele Santuário, são da mesma espécie dos verificados na Sagrada Bíblia).

Ora, nos tempos bíblicos não era através dos fariseus, saduceus, príncipes e doutores da lei (a Igreja oficial da época) que Deus dava as suas diretrizes ao povo eleito, mas sim, através dos profetas, em outras palavras, dos videntes. Nos primórdios do cristianismo, também ocorria assim, pois, a própria origem da nossa amada Igreja se funda nas “aparições” de Jesus aos apóstolos e discípulos. Então, por que esta tradição bíblica foi quebra? Será que é porque as aparições aos profetas cessaram? Errado, pois nos últimos 100 anos ocorreram mais de 1000 aparições de Nossa Senhora, dos santos e anjos, e até de Deus.
A pergunta correta é, por que o clero tenta abafar isso, pois grande parte, senão todas, destas aparições também foram acompanhadas de sinais miraculosos, como, curas inexplicáveis pela ciência, sinais na natureza, etc... Se Deus usava deste expediente nos tempos bíblicos, certamente deveria continuar a usá-lo nos tempos do catolicismo, pois uma grande verdade que a Teologia professa é que Deus é imutável. Não citarei as passagens bíblicas onde Deus manifesta sua vontade através dos videntes/profetas, pois se assim fizesse, teria que citar a Bíblia inteira, pois a própria formação e ensinamentos nela transmitidos se dão por este meio. Gostaria apenas de citar um pequeno exemplo de qual atitude deveremos tomar frente às Aparições de Jacareí, tomando por base a Bíblia. Saulo, quando se dirigia à cidade de Damasco e Jesus lhe “aparece” exclama: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9, 6). Naquela ocasião, Jesus disse a ele para procurar os fariseus e saduceus (a Igreja oficial da época)? Não! O ordenou que entrasse na cidade de Damasco e ali lhe seria dito o que deveria fazer. Beleza. E quem Deus enviou para Saulo? Os fariseus e saduceus (a Igreja oficial da época)? Não! Mas Ananias, um vidente. Como eu sei que Ananias era um vidente? As Sagradas Escrituras nos contam que foi uma aparição de Jesus que disse para ele ir procurar Saulo. É só conferir At 9, 10-16ss.

Outro exemplo foi Judas Iscariotes; este preferiu errar com a Igreja oficial da época (lembra né, fariseus e saduceus) que acertar sem ela. Bom... Errou mesmo! E segundo alguns santos místicos, como Maria de Ágreda, sua alma se encontra no inferno. Assim, a posição teológica defendida pela maioria dos teólogos atuais, de que as aparições não são obrigatórias, falando em termos de estudo teológico da atualidade, é perfeitamente passível de questionamento, e, inclusive, daria uma boa tese de doutoramento. É um posicionamento que pode ser mudado. Não é Dogma de Fé. Gostaria de finalizar este ponto dizendo o seguinte. Jesus tolerou para sempre aquela Igreja oficial da época (o judaísmo) que rejeitou o projeto que suas aparições aos Apóstolos (que também eram videntes) propunha? Claro que não!!! Por causa disso, Deus se retirou do meio daquela Igreja e passou a habitar no meio dos seus videntes, os apóstolos e discípulos, e, assim, surgiu a nossa amada Igreja Católica (Mt 21, 39-45).

Não é objetivo do Profeta Marcos Tadeu, nem de sua Ordem e muito menos de nós, a Milícia da Paz (formada por todos os fiéis seguidores daquele Santuário) provocar um cisma na Igreja. Nós apenas denunciamos os erros (prerrogativa esta, conferida aos leigos pelo próprio Concílio Vaticano II), lutamos para que a devoção a Nossa Senhora, aos santos e anjos seja colocada em seu devido lugar, e que as suas mensagens, e as dos demais santos, e até as de Deus, seja acolhida como nos tempos Bíblicos, pois acreditamos que se isto não for feito, irá se abater gigantescos cataclismos sobre a Terra, de uma tal magnitude que nunca houve, nem jamais haverá. Acreditamos que esta “palavra de Deus” transmitida nas aparições é o caminho e a única forma de salvar o mundo, e qualquer obra, ou pessoa, que ensine ou faça diferente do que elas dizem, é desprezada por nós. O motivo para isto é muito simples. Desde tempos remotos, as Aparições de Nossa Senhora (inclusive as não aprovadas pela Igreja) vêm dizendo o que aconteceria ao mundo se esta “palavra de Deus” não fosse obedecida. Resultado, tudo o que elas disseram, em um passado remoto, está se cumprindo na atualidade. Então, não há outra conclusão a se fazer, a não ser admitir que elas eram verdadeiras, e que o clero errou. Aliás, o histórico de erro do clero é algo realmente interessante. Basta citar a condenação que pesou durante 20 anos sobre as Santas Aparições de Jesus Misericordioso à Santa Faustina, e não foi por um “bispozinho” qualquer. Foi pelo próprio papa da época. Se não fosse a atuação do então Cardeal Karol Józef Wojtyła, futuro Papa João Paulo II, estas aparições estariam condenadas até os tempos atuais, e, certamente, você seria um grande opositor delas, não é? Infelizmente, como atualmente o número de Cardeais, e clérigos em geral, com este nível de espiritualidade é praticamente nulo... tadinha das aparições... snif. Praticamente nenhum deles entende de Teologia Mística, o estudo apropriado para se avaliar as aparições e estudá-las.

Além do mais, as aparições de La Salette, Lourdes e Fátima, para quem conhece mais a fundo sua história, verá que elas na verdade não foram aceitas pelo clero. Muito pelo contrário, este as combateu com todas as suas forças. Na realidade, o que ocorreu, é que os fiéis praticamente as fizeram descer goela abaixo na garganta do clero, de tal modo, que eles não tiveram outra opção a não ser aprová-las. E, mesmo nestas que foram aprovadas, o estrago que o clero fez é algo incomensurável. Não as divulgou como deveria; se o corpo incorrupto de Santa Bernadete estivesse no Santuário de Lourdes iria converter milhões de fiéis, no entanto está praticamente escondido no convento de Nevers; o corpo incorrupto de Santa Jacinta foi escondido dos fiéis; a esmagadora maioria dos vaticanistas da Itália é de acordo que, até hoje, o terceiro segredo de Fátima não foi revelado em sua integralidade; a consagração da Rússia não foi feita como Nossa Senhora pediu até os dias atuais, etc... E isso, só para citar os danos que me vem à mente neste momento.

No Santuário das Aparições de Jacareí, o Profeta Marcos está resgatando tudo aquilo que a Igreja e a sociedade tanto se esforçaram para extinguir, os escapulários, medalhas, mensagens, enfim, a salvação do mundo que Nossa Senhora nos revelou e ofereceu com tanto amor ao longo de suas aparições na história. Sem dúvida, lá está se cumprido a passagem da Escritura na qual se diz: “Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas...” Mt 13,52 É uma nova aparição que resgata todas, até as mais antigas. Portanto, se ainda quiserem seguir a doutrina da cabeça deste cara de que não precisamos de aparições, o problema é de vocês. Aliás, se formos pensar bem, porquê Deus, Nossa Senhora os anjos e os santos apareceriam, né? Afinal de contas, nosso mundo está uma verdadeira maravilha, não é? Não temos problemas de droga, prostituição, corrupção, degradação moral, depressão, decadência da Igreja, violência, roubos, assassinatos, guerras, miséria..., todos os sacerdotes são verdadeiros Serafins de santidade, enfim, o Vaticano está dando conta do recado... Só não está apresentando um desempenho melhor devido a um “pequeno” probleminha de tráfico de influência entre os altos clérigos, desvio de verbas do banco do Vaticano, looby gay entre os padres, pedofilia generalizada, um papa progressista e comunista..., mas, afinal de contas, são probleminhas fáceis de serem solucionados, né? É... Em um mundo maravilhoso e em ótimo funcionamento como esse, realmente não entendo o motivo de tantas aparições..."