Páginas

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

DA PREPARAÇÃO PARA A MORTE - LIVRO IMITAÇÃO DE MARIA

REDE SOCIAL, TV E RÁDIO 


DA PREPARAÇÃO PARA A MORTE

Toda a vida da Santíssima Virgem fora uma contínua preparação para a morte. Quantos méritos não adquiriu em uma vida de setenta e dois anos inteiramente consagrada a Deus! A cada instante crescia o seu amor a Deus. E tão perfeito ele foi até a morte, que de Maria é possível dizer que morreu, antes, de um transporte de amor! Imita essa Virgem, consagrando a Deus todos os momentos de uma vida que te não foi dada para as riquezas da terra, para as honras, estimas e aplausos, mas para servires a Deus, adquirindo no serviço de Deus a coroa da imortalidade. Ainda que possuisses todas as riquezas deste mundo e reinasses sobre todos os povos do universo, que te ficaria na hora última da tua vida? Forçado serás a tudo deixar, e tudo o que é do mundo te deixará também. O único bem que fica na morte é o que em vida se fez para Deus. Torna - te sábio desde agora, ao contrário de tantos cristãos que só pensam na morte ao fim da vida. Não poucos são os que morrem arrependidos de ter dedicado apenas horas ou dias ao negócio mais importante que todos, qual seja a salvação eterna, para o qual não seria demasiado ainda que se trabalhasse a vida inteira! 《O número dos insensatos é infinito》 (Ecli 7,15). Os homens na sua maioria são semelhantes ao que só pensa nos preparativos da viagem quando chega o momento da partida. Eles são ainda semelhantes ao que, em caminho da forca, projetasse divertimentos, ao criminoso que ultrajasse o seu Juiz no momento de ser julgado! Se tu passares a vida pensando que há de acabar hoje ou amanhã, a ela certamente não te prenderás, senão como te permite o espírito cristão. Passa a tua vida pensando na eternidade que a continuará, e tê-la-ás vivido cristamente. Muitos evitam o pensamento da morte porque a temem. Mas o meio de a não temer está em sempre pensar na morte e para ela continuamente se preparar.

Uma vida Santa sem dúvida suaviza o pensamento da morte e este, por sua vez, contribui para uma vida santa. Toma cuidado, alma cristã, para que não te seja motivo de tristeza na hora da morte o que hoje é motivo do teu gozo, do teu riso ou do teu deleite. Para teres o consolo certo no momento extremo, faze da virtude o único prazer de tua vida. Se tivesses de partir agora ou amanhã, estarias pronto para comparecer diante do teu Juiz? Qual foi a tua penitência? Quais os méritos que adquiristes? Portanto, alma cristã, aproveita o tempo que te falta. 《Enquanto é tempo faze o bem》, são as palavras do Apóstolo. Tu não poderás fazer que volte o tempo já passado, mas reparar o tempo mal passado da tua vida poderás fazer. Para isso, não para outros fins efêmeros, é que Deus tem prolongado a tua vida. Ainda por muito tempo viverás, ou em poucos dias morrerás, quem sabe? Eis ai está o que ignoras. Sabe ao menos que hás de morrer, diz o Senhor, 《na hora em que não pensares 》. Se a qualquer momento Se pode morrer, em todo momento é mister que esteja preparado e penetrado deste pensamento verdadeiro e terrível: a morte é o momento decisivo de uma eternidade! Roga a Rainha do Céu que agradeça por ti a Deus pelo tempo que ainda te deixa para que te prepares. Roga a boa Mãe Celestial que tenha para ti, alma cristã, a graça de empregares santamente o tempo. Santamente o empregarás se cada ação tua for praticada como a última da tua vida. Para santamente morrer é preciso morrer na fé, na esperança e no amor!

Fazê constantemente na tua vida atos de fé, de esperança e de caridade, os quais te sejam a principal preparação para a morte. Lembra - te, demais disso, que no momento da morte ninguém sabe o que sejam ações de virtudes, sem que as tenha praticado durante a vida.

LIVRO IMITAÇÃO DE MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário