![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV8MoLtbSx_SUqv6sRxIfGIQ_Lj2Ko1ftiaEzej_x7qT8VjxB1UUdSjMMQK97PpeTUWEajvz-D9v2PwrVdmME3_p45aa4JBaGaHOg44XjbGnkSdRDLs8HHG6AydIIfWlrhx3eivwSNnXE/s400/Santo+adrianus2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh85lNrj3JLNSEGbr44fC011-BAZBQ1mWE2o1lvlyicnF7gUa1SX_wxHMMb5L8vvJCLN3HGUHrnpOddJL4V3I4yoT7vAl_wCYJGKPSIfIO94oN3AA5wLc-gBt9IJkhcENM7hmWIw44elJo/s320/Santo+adrianus3.jpg)
"Escreve meu nome junto com os destes santos, eu também sou um cristão."
Quando o Imperador soube, perguntou-lhe: "Oque tem você, perdeu sua mente? "Adriano respondeu:
" Eu não perdi, mas encontrei-o! "
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1ZVzcgyYuv1j6aMaHq4Edk9gPO6fRRPowh1AIXut33RZWCavnIgS_dwKsUUuqkhFv9XPDcZktOhhGiX1xn_3nYWmKQjr0cpy-SRRbyCoCqKbE4IlKzh7ZajS6u6eYsJE3wIi2b4JLlyg/s400/Santo+adrianus1.jpg)
Pouco antes da hora marcada para o martírio, Adriano subornando os guardas para liberá-lo temporariamente e depois foi para a sua casa para dizer que Natalia tinha chegado a hora. Quando ela o viu chegando, ela assumiu que ele havia negado a Cristo e, portanto, havia sido lançado, e ela se recusou a abrir a porta, repreendendo-o como um covarde. Quando ela finalmente aprendeu a verdadeira natureza de sua libertação, ela mudou de tom para um de encorajamento e acompanhou-o ao tribunal.
No dia marcado, o carrasco ordenou que as mãos e os pés dos santos fossem quebrados sobre a bigorna. Natalia, temendo que seu marido hesitasse em ver o sofrimento dos outros mártires, pediu ao carrasco para iniciar a execução com ele, e deixar que ela mesma colocasse as mãos e os pés sobre a bigorna.
Adriano sofreu uma surra em primeiro lugar, e depois foi estendido no chão e sofreu com chicotadas em sua barriga, que dilacerado seu estômago os seus intestinos ficaram visíveis. Suas mãos e pés foram cortados. Não está claro se ele morreu destas torturas, ou foi decapitado para acabar com ele mais rapidamente.
Os corpos dos mártires foram, então, levado para ser queimado, mas Natalia conseguiu roubar uma das mãos decepadas do marido da pilha, e guardado como uma relíquia preciosa.
Os soldados fizeram um fogueira para queimar os corpos, mas uma forte tempestade se levantou e o fogo se apagou. Um cristão chamado Eusébio foi capaz de recuperar as relíquias, colocou-os em um navio, e transportou-os para o enterro de Argyroupolis, uma cidade perto de Bizâncio. Algum tempo depois, Natalia visitou o túmulo. Lá, junto ao seu tumulo ela entregou sua alma a Deus em paz, e foi-se posteriormente enterrada.
Santo Adriano é considerado o patrono de Roma e Constantinopla. Sua festa é celebrada no dia 9 de janeiro e, na igreja Grega, em 8 de setembro.