Fundador da congregação dos Missionários Xaverianos.
Quem é
Guido Maria Conforti
Nasce em Parma, na Itália, aos 3 de março de 1865. Faz seus primeiros estudos junto aos Irmãos das Escolas Cristãs.
No breve trajeto rumo à escola, o pequeno Guido pára freqüentemente numa igrejinha para saudar o crucifixo que domina o altar:
“Ele olhava para mim – dirá mais tarde Conforti – e eu olhava para Ele, e parecia dizer-me tantas coisas”.
Então, em 1895, já padre, decide fundar os Missionários Xaverianos. Em 1902, é nomeado arcebispo de Ravenna e, em seguida, bispo de Parma.
Conforti torna-se pastor de dois rebanhos: a diocese e a congregação xaveriana. Ele é um guia exemplar e incansável de sua igreja, mas nunca esquece de ser bispo também para o mundo todo.
Dedica-se com todas as forças à formação de seus missionários, ao envio deles para a China e ao crescimento da consciência missionária além-fronteiras no clero de toda Itália.
Depois de uma vida dedicada inteiramente à missão, Conforti é chamado à Casa do Pai em 5 de novembro de 1931. Aos 17 de março de 1996, o Papa João Paulo II o proclama bem-aventurado.
No dia 23 de outubro de 2011, 85º Dia Mundial das Missões São Guido Maria é canonizado pelo Papa Bento XVI. Em uma solene cerimônia na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI canonizou o beato Guido Maria Conforti (1865-1931), Bispo de Parma (Itália), e fundador da Pia Sociedade São Francisco Xavier para as Missões Exteriores