1766-1826
Fundou o Instituto das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo
Joana Antida Thouret nasceu numa cidade chamada Sancey-le-Long, próxima de Besançon, na França, no dia 27 de novembro de 1765. Francisco e Cláudia eram seus pais, tiveram quatro filhos e ela foi a primeira. Joana cresceu muito bonita, de natureza melancólica, tinha a saúde delicada, um caráter gentil e era muito caridosa. Desde a infância, manifestou sua vocação religiosa.
Aos dezesseis anos, sua mãe morreu. Ficou tão abalada que só encontrou amparo na imensa devoção que dedicava à Virgem Maria. Assim, teve de assumir as responsabilidades da casa e da família, da qual cuidou com muito amor e determinação. Porém a vocação falava mais alto no seu coração, que já havia entregue a Jesus. Chorou muito até que seu pai permitisse seu ingresso definitivo no convento. Tinha vinte e dois anos de idade quando foi fazer seu noviciado no Convento das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCgc6N_iJeMRcO3gefE1nIytdnc37oevKfu4OEjDZG6zS1WmN_iXj-EwzWHmEHFA9Uokfsv5vLvfNk42_oej8HVHa9Cf5YBuc59fGTVesZo9swjruZsft65LOeVLIGV9yQ_T_kfQ3Ndwmv/s400/Santa+Joana+Antida+Thouret3.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgruwQiXKWs3iNlJ02D7VPNohMXMLH6EhIbNlG4121rN6lCgbXDkm088MsC0M5RLe2tFXZqhwHi0dCV3Eaby8cue-myZMcpIMvZB7QSCX5QQ_aNaKfAyQkQGtJVnJiwfD3PuAdeHzr6ORlz/s320/Santa+Joana+Antida+Thouret2.jpg)
Em 1797, fixou-se em Besançon, onde fundou uma escola para meninas, mas sem deixar de cuidar dos enfermos. Entretanto os revolucionários descobriram-na e teve de esconder-se por dois anos. Em 1799, pôde retornar e, junto com quatro religiosas, fundou outra escola com farmácia, formando o primeiro núcleo do Instituto das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Logo as discípulas de Joana Antida aumentaram e a nova congregação expandiu-se pela França, Suíça, Sabóia e Nápoles.
Depois disso, em 1810, foi enviada para assumir a direção de um grande hospital de Nápoles, onde Joana Antida passou a última etapa de sua vida, empreendendo intensa atividade, abrindo muitos institutos, desenvolvendo sua congregação. A fundadora morreu no dia 24 de agosto de 1826, no seu convento de Nápoles, rodeada por suas religiosas. O papa Pio XI proclamou-a santa em 1934, e indicou sua celebração para o dia de sua morte.