São Serafim de Sarov
1759-1835
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtOLphClgwD4o4cMB1LD9P0Y8utYEfHQ7jUgsvn9aTUyd-SY-X7mFZkoD3AhMpCDp_829rFjVu5K_r07p4sMZ9YI468XWwFAWefYtRtXST_AY2OBEKjQ08y40gOKhuAB1AUnQRopuZW-5N/s400/S%C3%A3o+Serafim+de+Sarov6.jpg)
Desde menino, gostava de ler o Evangelho, ir à igreja e isolar-se para rezar. Confirmou sua vocação na idade de dezoito anos, quando ingressou no Mosteiro de Sarov. Lá, fez seus votos de abstinência, vigília e castidade. Costumava isolar-se em uma choupana numa floresta próxima, dedicado às orações e penitências. Mas durante três anos teve de ficar numa cama, após adoecer gravemente. Novamente, a Virgem Maria apareceu-lhe, dessa vez acompanhada por alguns santos, e curou-o após tocá-lo.
Aos vinte e sete anos, recebeu o hábito de monge e tomou o nome de Serafim, que em hebraico significa ardente. Tinha o dom de ver os anjos, santos, Nossa Senhora e Jesus Cristo também. Numa liturgia, viu o próprio Jesus entrando na igreja junto com os anjos e santos e abençoando o povo que estava na igreja. Serafim ficou tão atônito que por muito tempo perdeu a voz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5sw3zuM1kqUpu-fgRefkJbG5i-bFZpnwWrltkxpy0zuD-AUeBYWcE_fZqzHCRbRzk44DrnqdKx1Po7mu6Fn1nfk7rmiLvC2Vr69zJU7m1Mg5k_1FTEL1YNNdmVaLQFAHEMyG_FI8eZ3t2/s320/S%C3%A3o+Serafim+de+Sarov4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3UA-uPTUSn70H4BeWpEBBSXHbf64a0loceFESWuxzP7rWJYFp-bnVcUtyKY9EiN83hGNcYDov1kMI4AWckJDZVzPaDPKgMLklzBXOJ5m-tRTpML_6g-Cn2zACZlZzlE2TQKjE6PsW6wnK/s280/S%C3%A3o+Serafim+de+Sarov7.jpg)
Depois desse episódio, iniciou um período de penitência. Ficou durante mil dias e mil noites isolado na floresta. De dia ficava ajoelhado numa pedra com as mãos erguidas para o céu e à noite desaparecia dentro da floresta. Após outra aparição de Nossa Senhora, quase no final de sua vida, Serafim adquiriu o dom da transfiguração do Espírito Santo e tornou-se um guia espiritual dentro do mosteiro. Milhares e milhares de pessoas, de todas as classes sociais, foram enriquecidas com os seus ensinamentos. Para todos, apresentava-se radiante, humilde e caridoso. Dizia: "Alegria não é pecado. Ela afugenta o cansaço, que pode se transformar em desânimo; e não há nada na vida pior do que o desânimo".
Serafim morreu deixando claro o ensinamento que seguiu a vida toda: "É preciso que o Espírito Santo entre no coração. Tudo aquilo que nós fazemos de bom por causa de Cristo dá-nos a presença do Espírito Santo, mas a oração, que está sempre ao nosso alcance, no-lo dá muito mais". A igreja do Mosteiro de Sarov, na cidade de Krusk, abriga os seus restos mortais.